12 julho 2014

Globo: Não é moda e David Luiz está atrasado


Olá Leitoras(es), estou eu hoje passeando pela net quando me deparo com uma matéria no site da globo, com o seguinte título: 

"Para desespero dos cabeleireiros, cachinhos de David Luiz viram moda entre brasileiros" 

Logo eu pensei: David Luiz? Moda?
Leiam a matéria abaixo e vamos discutir um pouco sobre isso para desconstruir esse conceito de moda e de que ela surgiu após o aparecimento de David Luiz com seus cachos. 




Primeiro, vamos a foto de David Luiz com a seguinte legenda:


 "David Luiz, o fenômeno capilar da Copa do Mundo de 2014 - AFP"





Ao ler essa legenda fiquei intrigada com esse, "Fenômeno capilar" e me pergunto quais critérios foram usados para considerar justamente o David Luiz, branco, com cachos abertos, soltos, como fenômeno capilar sendo que temos o Marcelo, o Willian, o Dante, também com cabelos com cachos, diferente do de David Luiz, claro, mas que também possuem sua beleza. Porque será que somente o David Luiz foi escolhido para essa matéria?? 
E mais, escolhido para ser o responsável por decretar a moda dos cachos no Brasil??  
Opa, como assim? 
Vamos desconstruir essa ideia. 
Comecei a entrar em contato com o mundo dos cabelos naturais em 2012, isso quer dizer que já tinham muitas pessoas trabalhando nesse movimento e influenciando outras pessoas a assumirem e cuidarem de seus cabelos crespos cacheados. 
Abaixo, cito algumas Vlogueiras e Blogueiras que, muito antes do David Luiz sonhar em ser famoso, já eram ativas no movimento crespo cacheado: 





Rosangela 4 anos com cabelo natural
Blogueira e Vlogueira, já faz vídeos e fala sobre cabelos crespos e cacheados há 4 anos. 


Fabiana Lima, Vlogeira já assumiu seu cabelo crespo e cacheado há mais de 2 anos e trabalha incentivando outras mulheres na valorização de seu cabelo crespo. 


Michele Shirai, Vlogueira, faz vídeos sobre cabelos crespos cacheados há 2 anos. 

Nesse mundo crespo, existem muitas colegas vlogueiras e blogueiras que trabalham ativamente em prol de incentivar outras mulheres a assumirem seus cabelos crespos cacheados. 
Portanto, globo, o David Luiz não é nenhum pioneiro em incentivo para ter cachos, até porque ele usa os cachos dele porque gosta e não o vejo envolvido em questões de valorização do cabelo crespo. 
Outra ideia que precisamos desconstruir e que a mídia, principalmente a Globo, insiste em enfatizar é que ter cabelos cacheados ou black é moda. Isso chega e irritar, de tão insistentes que eles são nesse assunto. 
Já falamos e repetimos a todo momento que o movimento que vem crescendo não é moda, ele surgiu com as norte americanas e atingiu o Brasil com força. 
Mas dentro dos grupos nas redes sociais, nos encontros entre as participantes, nos vídeos, páginas e blogs a discussão que é agregada a assumir o cabelo crespo e cacheado é a de Identidade Capilar. Não é estilo, não é fenômeno, muito menos moda. Unimos uma discussão política, estética política e passamos a construir de dentro para fora o que eu chamo de Consciência Crespa. 
Essa consciência está incluída na construção da consciência negra e por isso discutimos que precisamos amar nosso cabelo crespo, sentir que ele faz parte de nós, de nossa história e que incomoda a uma sociedade elitista que dita uma estética branca. 
Com isso vem a mídia querer se apoderar do nosso movimento chamando-o de moda para enfraquecê-lo. Oras, se fosse moda não estaria durando tantos anos e crescendo, mais e mais, porque junto com "essa moda" cresce a força da mulher negra, cresce o conhecimento de quem se é, cresce a coragem de enfrentar o preconceito e o racismo que está embutido nas agressões contra nosso cabelo crespo. 
Portanto, queremos sim que os cabeleireiros tenham prejuízos com seus alisamentos, vamos continuar dizendo não ao que nos agredi, ao que nos transforma em quem não somos. Mas queremos mais que isso, queremos que junto com os prejuízo esses profissionais abram o olho, percam seus preconceitos e medos e se especializem em cabelo crespo natural, se unir a nós seria muito mais vantajoso para eles.     
Vamos continuar dizendo NÃO a qualquer ditadura. O cabelo de David Luiz não é melhor do que o de Willian, por que tem cachos abertos e balança, não é nenhum fenômeno e não é moda para milhões de mulheres e homens que se assumem como são. 

NÃO A DITADURA DE CABELO LISO
NÃO A DITADURA DE CABELOS CACHEADOS SOLTOS

Não adianta a mídia continuar tentando derrubar nosso movimento, ele já criou raízes e só dá frutos, frutos bons, seguros e conscientes.
Não vai passar nada por nós, nada!





  















13 comentários:

  1. Falou e disse, Aline! Coloca o link desse texto nos comentários da matéria da Globo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréa, obrigada pela sua visita em meu novo cantinho. Obrigada também pela sugestão, vou lá ni site ver se tenho como fazer isso sim. bjos e volte sempre. ;)

      Excluir
  2. Boa reflexão! Não devemos permitir que se reduza e deslegitime nossa auto - afirmação. Cabelo crespo não é moda, é movimento político!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai prima. Obrigada pelo apoio. Siga o blog com seu e-mail. Ali ao lado. bjos. Em breve quero sua participação com um textinho seu aqui. ;)

      Excluir
  3. Nossa identidade vai muito além, do que a mídia resolveu mostrar agora. Sou cacheada/crespa antes de Davi Luis Cair na mídia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vamos deixar essa mídia podre falarem de nossas conquistas querendo desmerecê-las. bjs

      Excluir
  4. minha linda, neste poste esqueceste de incluir o teu lindo cabelo!!!
    de facto, quando se referem a cabelo cacheado, a ideia logo gira em volta de cachos abertos, mas não são os únicos! Tudo tem sua beleza, abertos, fechados, o que for, só não achp certo superiorizarem o que acham ser mais "aceitável" ,no caso os cachos do David Luiz...
    Enfim...a luta continua para mostrar ao mundo que crespo é LINDO mas mais lindo ainda é a diversidade!
    muito bom amiga!
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo amiga. Obrigada pela sua visita e pela força. Vamos continuar na luta sempre. bjs

      Excluir
  5. Muito importante o seu texto Aline! Muito obrigada por fazer referência a mim, mas concordo com a Elisandra: você deveria ter se incluído nessa caminhada por nossa emancipação capilar e como seres humanas que somos. Estamos juntas nessa luta!!!! Beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quem agradeço por ser uma referência para nós. Estou nova nesse movimento e pensei ser importante mostrar vocês que chegaram antes de mim, já tem uma caminhada mais bem estruturada, mas obrigada pela força, pela visita e comentário, fiquei muito feliz. Continuaremos juntas na luta sempre. bjos <3

      Excluir
  6. Vou citar aqui uma reflexão:"O meu cabelo é ruim e o seu é bom? Seu cabelo é melhor que o meu por quê? Seu cabelo no sábado faz caridade, meu cabelo é ruim por quê? O seu cabelo é bom a que nível? Meu cabelo te fez algum mal, porque se ele fez preciso me retratar(Elisa Lucinda)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani. amei sua contribuição. Seja Bem Vinda ao blog, nosso cantinho viu? bjs

      Excluir
  7. Obrigada pela visita Érica e pelo comentário. bjos

    ResponderExcluir